terça-feira, 19 de setembro de 2017

O que é o SETEMBRO AMARELO?

Você já ouviu dizer do setembro amarelo? Este ano vem sendo divulgado pelas mídias esta expressão, mas será que sabemos o que realmente é o mês amarelo?

Setembro Amarelo é o nome do projeto que divulga e previne mortes por suicídios. Este projeto é realizado mundialmente e aqui no Brasil o projeto se iniciou em 2015 com atividades concentradas em Brasilia com o grupo CVV - Centro de Valorização á Vida.

Pelo mundo o grupo que divulga o projeto é o IASP - Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio. O dia Mundial á Prevenção ao Suicídio é vinculado ao dia 10 do mesmo mês.

Uma doença que cresce a cada dia, silenciosamente e que é um tabu em nosso dia-a-dia é o suicídio. Segundo pesquisas oficiais, trinta e duas pessoas morrem por dia cometendo o ato. Isso significa que a cada hora 1,3 pessoas comentem o suicídio e segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, nove entre dez casos poderiam ser prevenidos.

Grupo de risco? Qualquer pessoa e atualmente cresce o número de casos com pessoas entre 15 e 29 anos que cometem o ato. De 1980 até 2014, houve um crescimento nos dados de 27,2 %, isso porque, segundo os especialistas, os casos estão diretamente ligados a depressão, o uso abusivo de drogas e álcool, violências sexuais e domésticas, abusos e bullying. 

Estamos cada vez mais distantes um do outro, deixando de ser "humanos". Estamos a todo o momento na defensiva, seja como vitima de alguma violência física ou alguma violência psicológica, como por exemplo a onda de preconceitos que vemos a todo o momento, desde a intolerância religiosa até o preconceito de gênero.

A religião do modo geral, muitas vezes pode ser nociva ao ser humano, mas sem algo para acreditar, sem sentir a fé ou a crença em algo, pode ser muito mais nocivo. O tema é um tabu dentro de qualquer religião e que não se pode nem pensar em algo parecido. Por conta desse fato não se é falado em momento nenhum dentro de nenhuma igreja, templo, barracão, ilê, tenda, etc.

O espírito da pessoa que cometeu o suicídio, na visão da umbanda, vai para um lugar especifico, para se recuperar energeticamente, e ao mesmo tempo a lucidez até aceitar continuar a sua evolução espiritual.

Dentro da cultura yorubá, segundo Bascom, em Sixteen Cowries (traduzido do inglês para o português), que teve como a sua principal fonte o Yorúbà Sàlàko (in memoriam), awolòrìsá no culto de Orisálá em Oyo: 

"Pessoas que morrem antes de seu tempo, continuam na terra como fantasmas, permanecendo em cidades distantes aonde não possam ser reconhecidas, até que chegue o dia indicado por Ọlọrun, momento que “morrem” uma segunda morte e seguem para o céu. Quando as três almas lá chegam, Ọlọrun lhes prescreve um “um bom céu” ou um “mau céu”, dependendo de seu comportamento na terra. Aqueles que foram enviados para o “mau céu” jamais poderão ser restituídos à vida através da reencarnação; tampouco podem os suicidas, as quais nunca alcançam o céu mas se tornam espíritos malignos, que se dependuram às copas das árvores, tais como morcegos ou borboletas.”

Vamos conversar sobre o assunto em casa, dentro de nossos terreiros, templos, tendas, barracões. Vamos começar a valorizar a vida, pois ela é a coisa mais valiosa que Deus nos deu!

Se você conhece alguém que tem depressão, ou se você sabe de alguém que não tem mais vontade de viver, converse com ela, ou simplesmente a ouça, isso pode ajudar e muito a pessoa. Procure ajuda para ela. Se você tem estes sentimentos e pensamentos a ponto de querer tirar a sua própria vida, procure alguém para conversar, ou entre em contato com o grupo CVV - Centro de Valorização á Vida pela internet ou pelo telefone discando o número 141.

A depressão é uma DOENÇA, pensamentos suicidas não é frescura! Procure alguém para te ajudar! A vida é valiosa demais para ser vencida por esta doença silenciosa! 




Dados retirados dos sites: