segunda-feira, 23 de abril de 2018

Salve Jorge!


Hoje é dia dele, dia de São Jorge guerreiro! E para nós umbandistas e candomblecistas é o dia de Ogum!

São Jorge é um santo católico, que viveu entre 275 e 280 à 23 de abril de 303. Ele foi um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, foi venerado como mártir cristão e imortalizado na lenda onde mata o dragão.

Ele é lembrado nos dias 23 de abril e 3 de novembro onde é muito lembrado na reconstrução da igreja católica que foi dedicado, em Lida - Israel.

Segundo histórias, Jorge teria nascido em Capadócia (hoje região da Turquia) e mudou-se, ainda criança, para Palestina com a sua mãe após o seu pai morrer em batalha.

Entrou para a carreira das armas quando atingiu a adolescência, em pouco tempo foi promovido á capitão do exército romano por causa de sua dedicação. Dize que quando a sua mãe faleceu, Jorge pegou a sua herança e doou aos mais pobres e necessitados causando uma grande surpresa na corte imperial.

Em 303, Diocleciano (influenciado por Galério) publicou um documento que mandava prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Jorge foi ao encontro do imperador para objetar, e perante todos declarou-se cristão. 

Não querendo perder um de seus melhores tribunos, o imperador tentou dissuadi-lo oferecendo-lhe terras, dinheiro e escravos. Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar aos deuses romanos. 

Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio, aos poucos, ganhado notoriedade e muitos romanos, tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia, na Ásia Menor.

A imagem de São Jorge, na umbanda, é sincretizado ao orixá Ogum, que também é um guerreiro dentro do panteão yorubá. Por isso que no dia de hoje é lembrado e comemorado Ogum nas religiões de matrizes africanas que cultua este orixá.