terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Pretos velhos

Preto-velho, no ritual de Umbanda Sagrada, é um grau manifestador de um Mistério Divino. 

Essas entidades manifestam-se sob a aparência de negros escravos, trazendo-nos o exemplo de humildade e simplicidade da alma. 

São espíritos elevadíssimos, com vasto campo de atuação, encontrados nas Sete Linhas de Umbanda, pois trabalham a evolução nos sete sentidos da vida dos seres.

Trazem sempre palavras de fé, de esperança, de consolo e de perseverança, com sua sabedoria, paciência, paz e serenidade. 

São espíritos de velhos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravos e que trabalham na Umbanda como símbolos da fé e da humildade. 

Seus trabalhos são de ajudar aqueles que estão em dificuldade material ou emocional, sendo que, o seu trabalho se desenvolve mais para o lado emocional e físico, das pessoas que os procuram, sendo chamados, carinhosamente de psicólogos dos aflitos.

Sua paciência em escutar os problemas e aflições dos consulentes, fazem deles as entidades mais procuradas na Umbanda, são chamados de Vovôs e Vovós da Umbanda.

Também usam ervas em seus trabalhos de magia e principalmente para rezar pessoas doentes e crianças que estão com mal olhado, suas rezas são conhecidas como poderosas, usam também de patuás, saquinhos que são depositados elementos de magia e que os consulentes usam no corpo para proteção.

Da mesma forma que os Caboclos, os Pretos Velhos usam cachimbos para limpeza espiritual, jogando sua fumaça sobre a pessoa que esta recebendo o passe.

Ao vê-los arqueados em suas manifestações, sempre simples e humildes, mas não por isso servientes, não vemos a grandiosidade de seu campo de atuação: que é vastíssimo. 

OFERENDA

Podemos realizar várias oferendas à essas entidades maravilhosas, mas deixo aqui um exemplo que vocês podem fazer de coração aberto:

- Toalha ou pano branco 

- Velas brancas 

- Fitas brancas 

- Linhas brancas 

- Pembas brancas 

- Frutas (de todas as espécies) 

- Bebidas (café, vinho doce, cerveja preta, água de coco, vinho branco licoroso) 

- Flores (crisântemos branco, margaridas, lírios branco) 

- Comidas (arroz-doce, canjica, bolo de fubá de milho, milho cozido, doce de coco, doce de abobora, doce de cidra, coco fatiado, quindim)