quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Quem é Ewá?

O Orixá Ewá ou Iyewá, é uma bela virgem que Xangô se apaixonou, porém não conseguiu conquistá-la, Ewá fugiu de Xangô e foi acolhida por Obaluaiyê que lhe deu refúgio. 

Ewá mora nas matas inalcançáveis, ligada a Iroko e Oxóssi, e tornou-se uma guerreira valente e caçadora habilidosa. Ewá é casta, a senhora das possibilidades.


As virgens contam com a proteção de Ewá e, aliás, tudo que é inexplorado conta com a sua proteção: a mata virgem, as moças virgens, rios e lagos onde não se pode nadar ou navegar. 

A própria Ewá, acreditam alguns, só é iniciada na cabeça de mulheres virgens, pois ela mesma seria uma virgem, a virgem da mata virgem filha dileta de Oxalá e Oduduwá. 

Dia da semana: Sábado

Cores: Vermelho, rosa, coral e amarelo

Simbolos: Lira, arpão e ofá

Rege: Beleza, vidência e criatividade

Saudação: Ri ró Ewá! (Doce, branda Ewá!)

Sincretismo: Santa Luzia



Ri ró Ewá!

Estando Ewá à beira do rio, com um igba (gamela) cheio de roupa para lavar, avistou de longe um homem que vinha correndo em sua direção. 

Era Ifá que vinha esbaforido fugindo de Ikú (a morte).

Pedindo seu auxílio, Ewá despejou toda roupa no chão, que se encontrava no igba, emborcou-o em cima de Ifá e sentou-se. 

Daí a pouco chega a morte perguntando se não viu passar por ali um homem e dava a descrição. Ewá respondeu que viu, mas que ele havia descido rio abaixo e a morte seguiu no seu encalço. 

Ao desaparecer, Ifá saiu debaixo do igba e levou Ewá para casa, a fim de torná-la sua mulher.

Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos lhe concedeu e por esta razão é sincretizada com Santa Luzia.

Ewá é sincretizada com Santa Luzia e homenageada em 13 de dezembro.