quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Oração à Nossa Senhora Aparecida

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida 
Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos  Advogada dos pecadores 
Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados 
Oh! Virgem Santíssima 
Cheia de poder e de bondade 
Lançai sobre nós um olhar favorável 
Para que sejamos socorridos por vós 
Em todas as necessidades em que nos acharmos 
Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida 
Que nunca se ouviu dizer 
Que algum daqueles que têm a vós recorrido 
Invocado vosso santíssimo nome 
E implorado a vossa singular proteção 
Fosse por vós algum abandonado 
Animados com esta confiança 
A vós recorremos 
Tomamos-vos para sempre por nossa Mãe 
Nossa protetora, consolação e guia 
Esperança e luz na hora da morte 
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos 
E ao vosso Santíssimo Filho, Jesus Cristo  Preservai-nos de todos os perigos 
Da alma e do corpo  
Dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais 
Livrai-nos da tentação do demônio 
Para que, trilhando o caminho da virtude 
Possamos um dia ver-vos e amar-vos 
Na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém!"


Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida é conhecida em nosso país por ser a padroeira do Brasil e por existirem milhares de fiéis da igreja católica devotos por esta santa.

Na umbanda Ela aparece sincretizando a orixá Oxum e muitos pretos-velhos são devotos à santa. Vamos conhecer um pouco sobre a história de Nossa Senhora Aparecida?

Não existe uma data precisa, mas nos registros aparecem que no mês de outubro do ano de 1717, três pescadores desceram o rio Paraíba, sem muita opção, pois o governador da Capitania São Paulo e Minas de Ouro (local onde a Vila de Guaratinguetá pertencia), hoje São Paulo e Minas Gerais, iria ficar alguns dias e precisava de peixes para a sua alimentação e de todo o grupo que o acompanhava.

Os pescadores Domingos, João e Filipe, então rezaram e pediram ajuda à Deus e a Virgem Maria. Tentaram várias vezes, jogando as suas redes, mas sem sucesso.

Quando estavam já desistindo, João jogou mais uma vez a sua rede e encontrou o corpo de uma santa feita em terra cota. Jogou mais uma vez, para ver o que conseguia, encontrou preso na rede a cabeça da santa. Jogando pela terceira vez, João e seus companheiros perceberam que conseguiram pegar vários peixes.

Este foi o primeiro milagre após os pescadores terem encontrado a imagem. Com o tempo, a santa ganhou uma capela onde várias pessoas iam rezar aos seus pés. E o segundo milagre aconteceu.  Quem presenciou conta que as velas que estavam postas aos pés da santa, sem intervenção de vento e nem pessoa alguma, apagaram e poucos segundos depois ascenderam todas ao mesmo tempo. Desde então, a notícia se espalhou fazendo crescer a devoção pelo país inteiro.

O terceiro milagre aconteceu com o escravo Zacaria, que capturado após sua tentativa de fuga, pediu ao Capitão do Mato para rezas aos pés da Virgem Maria, que tinha ficado conhecida como Nossa Senhora Aparecida.

Seu pedido foi atendido e enquanto o escravo rezava pedindo clemência e proteção, na frente de todos que estavam presentes, a corrente que Zacaria tinha em suas mãos estourou.

Em 06 de novembro de 1888 a Princesa Isabel, visita pela segunda vez a imagem para entregar uma coroa cravejada de diamantes e rubis, junto com o manto azul adornado ricamente, pagando assim sua promessa feita em 08 de dezembro de 1868 em sua primeira visita ao local.

Ficando assim a imagem conhecida até hoje por nós, com a sua coroa e seu manto azul escuro.

Hoje comemoramos o dia 12 de outubro porque o Papa João Paulo II, consagrou a Basílica de Aparecida no ano de 1980, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo.