segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

A quaresma e a umbanda


Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa Cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais: a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana e a Luterana.

A expressão Quaresma é originária do latimquadragesima dies (quadragésimo dia). O adjetivo referente a este período é dito quaresmal ou, mais raro, quadragesimal.

Os serviços religiosos desse tempo intentam a preparação da comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos.

Esta preparação é feita por meio de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações, começando na quarta-feira de cinzas e terminando no sábado de aleluia.

Segundo a bíblia, a quaresma foi um período na qual Cristo passou por quarenta dias e quarenta noites sob provações e tentações. Provações estas que Cristo pode provar e comprovar a sua fé! 

Apesar da umbanda não seguir a bíblia e não ter nenhum livro onde faça referência ao livro sagrado, esse período é muito presente na religião, pelo simples fato de ter influência da cultura e da crença cristã.

A quaresma espiritualmente falando é um período que os orixás "tiram as suas férias" e os eguns (espíritos) ficam soltos a fim de escolherem continuar sendo o que é, ou seguir seu caminho e conseguir a sua luz. É por isso que o período é muito denso.

É nesse período que quem tem imagens de santos, anjos da guarda e de guias de direita, seja em casa ou no congá nos terreiros, são cobertas por um tecido branco até o final da quaresma.

Nesse período de "férias dos orixás" que nós médiuns passamos por várias provações.  Muitos vêem as provações somente pelo seu lado negativo, mas elas tem o seu lado positivo: fortalecer a nossa fé em nossos orixás e guias espirituais!

Quem guarda o período da quaresma, sendo você de qual religião for, normalmente restringimos alguns alimentos de nosso dia-a-dia e/ou ações em nosso cotidiano.

Normalmente ficamos restritos à carnes vermelhas ou alimentos que gostamos muito e que se retirado do cardápio iremos fazer um sacrifício nesse período. Purificar nossos pensamentos afastando a negatividade, evitar bebidas alcoólicas e relacionamentos sexuais também são algumas atitudes que tomamos para resguardar a quaresma.

Mas tudo isso, todas essas ações não valerá de nada se você não fizer com o seu coração aberto, se você não praticar com sinceridade e colocar em prática os ensinamentos que a umbanda nos trás.