segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Iatotô!!!

O grande orixá Obaluaiê/Omolu é filho de Nanã, mas por ter nascido com várias chagas a orixás o abandonou na beira do mar sozinho.

Iemanjá passeando pela orla da praia onde reina, avistou uma criança chorando sozinha e ao se aproximar viu que a pobre criança estava cheia de chagas pelo corpo. Com o coração comovido, pegou o rebento e levou até a sua morada para cuidar das suas feridas. Com a água salgada e os peixes do mar, Iemanjá conseguiu curar todas as chagas encontradas pelo corpo de Obaluaiê e a pobre criança abandonada na beira do mar cresceu e se tornou um belo jovem.

Obaluaiê não gostava de andar por aí, pois tinha muita vergonha de suas cicatrizes, pois as pessoas apontavam por onde passava e sempre comentava e cochichavam umas com as outras. 

Um dia Obaluaiê foi convidado pelos grandes orixás para uma grande festa que iriam realizar no meio da floresta. Todos estavam empolgados e felizes, mas Obaluaiê não... estava triste pois não pensava em ir, pois como ele iria com todas aquelas cicatrizes pelo corpo? Todos iriam ficar apontando e comentando sobre ele... 

Iansã vendo toda aquela tristeza foi conversar com Obaluaiê e resolveu perguntar por quê ele estava daquele jeito...? Contando a sua triste história, Iansã teve uma ideia! Pegou vários chumaços de palha da costa e confeccionou uma roupa onde escondia o corpo do grande orixá! Assim, ninguém iria vê-lo e nem apontá-lo e Obaluaiê poderia comparecer á festa!

Todo feliz, Obaluaiê pegou a sua roupa que acabara de ganhar, vestiu e foi em direção da floresta onde aconteceria a grande e esperada festa. No meio do caminho ficou muito inseguro e mesmo usando a roupa que Iansã lhe dera, não conseguiu entrar na festa.

Iansã vendo tudo de longe, fez com que os maiores e fortes ventos soprassem aquele lugar. As palhas da roupa que fizera para Obaluaiê levantaram-se todas e as suas cicatrizes começaram a estourar feito pipocas por todos os lados! 

Assustado Obaluaiê tentou fugir e se esconder, mas já era tarde! Todos já tinham percebido a sua presença e estavam todos boquiabertos!!! Querendo fugir Obaluaiê deu de cara com Iansã que lhe falou:

- Você não percebe? Suas cicatrizes sumiram e todos estão admirando a sua beleza!

Contam que até hoje Obaluaiê usa a sua roupa por causa de sua grande beleza e quem o vê sem a roupa não volta a ser o mesmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário