A denominação "caboclo", embora seja referente ao mestiço de branco com índio, na umbanda o significado é diferente. Caboclos são os espíritos de todos os índios de nosso país que viveram antes e depois de descobrimento e da miscigenação.
Os caboclos são espíritos dos primeiros habitantes que viveram em nosso país. São espíritos guerreiros, carregam os segredos de como utilizar as ervas em diversas situações, desde doenças materiais até doenças espirituais.
Os caboclos moram nas matas, fechadas ou não, eles recebem suas oferendas neste espaço, sua cor de vibração, de modo geral, é o verde. Gostam muito de frutas diversas, bebem vinho ou a jurema (vinho preparado com algumas especiarias e frutas).
Eles podem pertencer a falanges de caçadores, de guerreiros, de feiticeiros, de justiceiros. As vezes são confundidos com o orixá Oxóssi, mas eles são simplesmente trabalhadores dentro da umbanda e pertencem a linha deste orixá, mas podem irradiar linhas de outros orixás também.
Podemos encontrar nas giras de caboclo, muitas frutas, ervas, flores coloridas, folhas cobrindo o chão do terreiro. Alguns caboclos podem usar em suas cabeças cocares coloridos, penachos, as caboclas gostam de adornos feitos com sementes e penas coloridas.
É nessas giras que podemos encontrar as curas através de ervas e simpatias, desobsessões, solução de problemas psíquicos e materiais, demandas e uma série de outras atividades executadas nos terreiros por estas entidades.
Suas consultas são com respostas diretas e precisas, seus passes demonstram uma forte energia ligada a natureza, seus conselhos puxam o seu verdadeiro "eu, procurando sempre o real sentido do significado do ser feliz e do saber viver em harmonia.
Podemos encontrar caboclos com os nomes: Pena Dourada, Jurema, Cabocla da Lua, Rompe-Mato, Caboclo Gira-Mundo, 7 Flechas, 7 Pedreiras, Caboclo Ararigbóia, Tupinambá, Caboclo Ubirajara, Cabocla Jupira entre outros nomes.
Dentre vários pontos que podemos cantar para essa linha, temos esse:
"Caboclo não tem caminho para caminhar
Caboclo não tem caminho para caminhar
Caminha por cima das folhas, por baixo das folhas em qualquer lugar
Caminha por cima das folhas, por baixo das folhas em qualquer lugar
Okê caboclo!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário