segunda-feira, 5 de março de 2018

Maria Escolástica da Conceição Nazaré, Mãe Menininha


Hoje iniciamos uma semana muito especial, a Semana Internacional das mulheres! E como não podíamos ficar de fora, vamos dedicar essa semana à figura feminina dentro de nossa religião. Vamos começar falando de uma das Yalorisás mais importantes para a cultura afro-brasileira e um simbolo de luta para o candomblé: Mãe Menininha!

Maria Escolástica da Conceição Nazaré foi Mãe Menininha, a grande Yalorisá do Gantois. Neta de escravos, Mãe Menininha nasceu em 10 de fevereiro de 1894 em Salvador, Bahia. Foi iniciada no candomblé pela tia-avó Pulchéria, por quem Menininha herdou o barracão. 

"Menininha" foi o apelido dado, por sua avó, à uma menina pobre da periferia de Salvador que improvisava seus bonecos e nomeava-os com nomes dos orixás e gostava de brincar de jogar búzios. Ela era bisneta de Maria Julia da Conceição Nazaré que fundou o Terreiro do Gantois.

Filha de Oxum, escolhida pelos orixás, não tinha 30 anos quando assumiu a liderança do terreiro e por causa disto muitos não viram esse fato com bons olhos, mas com a doçura, carisma e diplomacia, a Yalorisá conseguiu modificar a situação.

Liderou o Terreiro do Gantois por mais de sessenta anos e por todo esse tempo divulgou e explicou o Candomblé para quem quisesse entender a sua religião. Teve uma boa relação com os artistas, políticos e intelectuais e soube conquistar o respeito de outros lideres e sacerdotes da religião.

Mãe Menininha enfrentou o preconceito que a sociedade tinha em relação aos adeptos do candomblé. Neste momento não existia a liberdade de culto e os terreiros eram frequentemente invadidos por policiais sofrendo perseguições e violências. 

Foi a Yalorisá mais famosa do país e isso, a popularidade e o reconhecimento, para muitos pesquisadores foi de suma importância para aumentar a aceitação do candomblé na sociedade.

Maria Escolástica casou-se com Álvaro McDowell de Oliveira, advogado, descendentes de ingleses e teve duas filhas: Carmem (atual Yalorisá do Gantois) e Cleusa. Recebeu muitos prêmios, títulos e homenagens, dentre eles "Madrinha do afoxé" do qual mais gostava.

Dorival Caymmi compôs a famosa música "Oração a Mãe Menininha" que é conhecida até hoje. Jorge Amado, Antônio Carlos Magalhães, Vinicius de Moraes, Maria Bethânia e Caetano Veloso eram alguns dos famosos que se aconselhavam com a Yalorisá.

Mãe Menininha faleceu em 13 de agosto de 1986 em Salvador e foi sepultada no Cemitério Jardim da Saudade na mesma cidade.


Bibliografia:






Nenhum comentário:

Postar um comentário