Nos últimos meses, algumas pessoas que estão conhecendo a umbanda agora, e os muito curiosos, começaram a me fazer a seguinte pergunta: "o que é mediunidade?", "o que é desenvolvimento?" ou "como desenvolver a mediunidade?". E questionando, se outras pessoas também tem essas mesmas dúvidas, resolvi escrever um pouco sobre o tema.
Quando procuramos alguma definição da palavra mediunidade em algum dicionário ou na própria internet, encontramos a seguinte definição: "substantivo feminino, qualidade, faculdade ou dom de médium, medianimidade". Mas na prática o que é ser médium?
Não conseguimos datar o ano da primeira manifestação mediúnica na história da humanidade, mas existem indícios que em povos, como os celtas, que existiam grupos fechados de sacerdotes especializados em comunicação com o além.
No decorrer do tempo, temos as irmãs Fox que criaram uma espécie de código, com batidas, para se comunicar com os espíritos que elas acreditavam existir na casa em que moravam. Mas foi com o pedagogo francês Allan Kardec que apareceram fatos que comprovaram a existência de espíritos e foi ele que codificou o espiritismo.
Como já vimos, a umbanda é uma religião de matrizes africanas, porém que tem fortes influências também dos índios e dos europeus com o catolicismo e o espiritismo. Por tanto na umbanda existe a mediunidade e os médiuns que são "a ponte" que liga o homem (encarnado) aos espirito (desencarnado).
Como descobrir se sou médium? Existem alguns sintomas que podem indicar que você tenha a mediunidade mais aflorada, pois todos carregam a mediunidade, ou seja, todos nós somos médiuns, porém uns mais aflorada outros menos.
Sonhos que se realizam, intuição muito forte, sensação que está sendo acompanhada ou que alguém está perto de você, sensações de que o lugar que você está tem algo errado ou o ar está pesado, entre outros sintomas, podem indicar a mediunidade aflorada.
Como você desenvolve a mediunidade? Depende muito de qual caminho você quer seguir. Se for no espiritismo o desenvolvimento é completamente diferente que um terreiro de umbanda realiza. Na umbanda você precisa:
- Escolher uma casa/terreiro/barracão que sentir melhor e que você confie, pois é nesse lugar que provavelmente começará o seu desenvolvimento e os seus cuidados espirituais.
- Conversar com o pai/a mãe de santo ou o guia chefe da casa para ter a certeza de que a sua mediunidade é de incorporação.
- Tomar seus banhos indicados pelo pai/mãe de santo nos períodos estabelecidos pelos mesmos.
- Frequentar, depois que estiver na corrente da casa, as giras de desenvolvimento para começar a reconhecer as energias de seus guias e seus pais de cabeça.
Basicamente são esses procedimentos que todo médium que está em desenvolvimento passam, lembrando sempre que cada caso é um caso e que cada casa tem os seus procedimentos.
Espero que este artigo tenha esclarecido um pouco das muitas dúvidas que os novatos e os curiosos sobre a mediunidade tem. Se tiverem mais dúvidas deixem em seus comentários logo abaixo do artigo. Se quiserem deixem sugestões também para os próximos artigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário